terça-feira, 4 de maio de 2010

Comentário do Filme o Caçador de Pipas


Por: Aline Pereira Menezes de Almeida
A história se desenrola em dois momentos. O primeiro, no fim dos anos 70, fica a relação entre Amir e Hassan. Pouco antes da invasão russa no do Afeganistão , eles vivem sob o teto do pai do primeiro, Baba. Além de Hassan ser o filho do empregado da casa, é um hazara, etnia em minoria no país. Por isso, é duplamente segregado na sociedade onde seu amigo rico vive. Mesmo assim, Hassan é o único amigo de Amir. As diferenças sociais entre os dois são acentuadas o tempo inteiro por suas roupas e modos. Até a lealdade extrema de Hassan soa simplória demais e não é nada correspondida pelo protagonista.


A amizade dos dois toma rumos inesperados durante uma competição que ocorre anualmente em Cabul, na qual os melhores “empinadores” de pipas saem vitoriosos. Retrata também pontos polêmicos como o abuso sexual sofrido por um dos personagens – episódio que muda os rumos da trama. Nos chama atenção para refletirmos sobre o tema "lealdade", enquanto um amigo faz de tudo pelo outro até mesmo sofrer certos tipos de violência por um grupo racista, o seu melhor amigo assiste aquela Cena sem fazer nada para ajudá-lo, muito pelo contrario ele se esconde para salvar a própria pele.


O filme mostra também que o perdão e a possibilidade de mudanças são não só possíveis no mundo de hoje, mas algo que engrandece o ser humano.


Penso que o Filme mexe com os nossos sentimentos nossas emoções. Pois nos leva a perceber que não é tão diferente de nossa realidade. O sofrimento, a desigualdade social, que assola nossa sociedade, a individualidade, a falta de amor com o próximo. A vida moderna, o capitalismo, a ganância do TER, nos fazem esquecermos que somos gente e gente que precisa um do outro. Na vida, muitas vezes temos atitudes como de Amir. Porém, temos que tirar proveito desta leitura, é o exemplo de Hassan, pois ele nos mostrar que é possível amar. O amor, é uma virtude que engloba todas as virtudes, como a simplicidade, a coragem, a fidelidade, humildade, pureza, doçura,etc, e Hassan mostrou-nos possuidor de todas elas. É uma historia envolvente principalmente porque que nos faz voltar e repensar nossos conceitos e valores de amizade.


É isso Galera!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário