terça-feira, 18 de maio de 2010

O TÚMULO SECRETO DE JESUS

Por: Jeftá Batista


O Túmulo Secreto de Jesus é um documentário americo-canadense de 2007, dirigido por James Cameron, feito em parceria com o jornalista investigativo Simcha Jacobovici. O documentário apresenta uma investigação sobre uma tumba em Jerusalém, do século I.

O foco inicial da investigação foi a tumba de Talpiot, que data de aproximadamente 2000 anos. Os investigadores concluem que esta tumba guardaria os restos mortais da família de Jesus Cristo, baseados principalmente nas inscrições nas mesmas. Pesquisas arqueológicas na parte antiga da cidade de Jerusalém encontraram setenta e uma tumbas com a inscrição “Yeshu” (Jesus em aramaico), de um total de novecentas analisadas.

Partindo das conclusões apresentadas no filme e discutidas pelos arqueólogos podemos pensar que se chegar a ser comprovado que este túmulo é realmente da família de Jesus, o Cristianismo teria a base de sua fé fragmentada, ou até poderia deixar de existir, pois, a ressurreição e a ascensão de Cristo ao céu não teriam passado de grandes farsas. Outro ponto apresentado pelo filme, que também geraria uma grande controvérsia na fé cristã, seria a questão de que Maria Madalena estando no túmulo familiar de Jesus, segundo estudos especializados em DNA antigo, só poderia ter sido a esposa de Jesus Cristo, pois o DNA encontrado nas duas caixas era diferente. Ainda é exposto pelo filme que a união entre Jesus Cristo e Maria Madalena gerou um filho chamado Judas.

Essa descoberta recente mexe muito com a fé, para muitos esse túmulo veio revelar algo de muita relevância, a humanidade de Jesus Cristo. Como um homem comum, Jesus teria se casado e constituído uma família. Esse fato para muitos fieis cristãos é uma blasfêmia, pois Jesus era um homem santo e não poderia ter relações sexuais, ou seja, não poderia ser casado, tão pouco ser pai.

Compreender Jesus Cristo como um ser humano igual aos demais, é complicado demais para a religião cristã, mas devemos pensar que o fato de Jesus poder ter constituído uma família dá mais valor ao projeto inicial de Deus, que é a família. O próprio Filho de Deus nos ensinaria a importância de viver em família. Mas, um argumento usado contra a possibilidade de Jesus ter constituído uma família é que as Escrituras Sagradas não relatam nada a favor, porém, também não dizem nada contra. Esse fato pode ter sido ocultado não pelos escritores dos Evangelhos, mas segundo propõe o documentário, pelo próprio Jesus Cristo para proteger sua esposa e filho de terem o mesmo destino que Ele.

O fato dos restos mortais de Jesus Cristo supostamente terem sido encontrados não deveria fragmentar a fé cristã. Particularmente penso que esse fato não deveria ser relevante para a fé cristã, mas sim a vida de Jesus Cristo e seu movimento, porém geralmente se pensa que o fato da ressurreição é a maior obra de Jesus. Quando Ele nos deu sua vida foi renunciando tudo para viver em pró do próximo, o que está bem exposto nos seus ensinamentos e é essa vida que devemos dá por Cristo, viver para o outro.

Na realidade, esse túmulo certamente não sobrepujará a fé tradicional cristã, até porque as caixas encontradas podem não ser da família de Jesus, pois, os nomes que aparecem nas tumbas eram comuns naquela época. Mas essa questão não pode em nenhum momento abalar o real movimento de Jesus, o movimento do amor ao próximo, ou seja, uma virtude.

Um comentário:

  1. Muito interessante, mais já tem gente dizendo que tudo isso é falso, uma maneira de tentar desacreditar a divindade de Jesus.
    Eu não penso assim e acredito na veracidade das descobertas,e sei que Yeshua tinha uma natureza humana e que certamente iria se decompor.

    ResponderExcluir