terça-feira, 18 de maio de 2010

QUASE DEUSES

Por: Gildeí Santana


Este filme relata o avanço da medicina em que se refere a tratamentos cardiológicos. Nele traz assuntos que diz respeito a três assuntos éticas.A saber: o racismo, conduta do Doutor em relação ao seu auxiliar Vivian, e a ética da igreja.

O racismo é percebido em todo filme, representado pela a forma em que eram tratados as pessoas negras. Eles não poderia usar os mesmos ambientes dos brancos e os brancos tinham mais privilegio. O que é bem perceptível na cena onde Vivian e seu pai ao andar pela calçada sempre abri espaço para a passagem de pessoas brancas a ponto deles mesmos saírem dos seus caminhos, existiam também banheiros para negros e brancos.

No diálogo do irmão de Vivian com seu pai, mostra uma postura ética adequada, quando o pai diz que as coisas vão melhorar, e seu filho responde que as coisas não melhoram sozinhas, nós é que precisamos melhorar. Para ele uma postura conformista não seria a melhor alternativa, mais posturas de luta, como por exemplo, posturas como a Martin Luther king, O mesmo aparece em alguns momentos no filme, mostrando que as coisas só podem serem mudadas a partir da ação das pessoas.

No relacionamento do medico e o seu auxiliar Vivian, percebemos a falta de ética da parte do medico, pois, mesmo sabendo que o grande cirurgião na verdade era seu auxiliar, que era uma pessoa simples que, não tinha feito medicina. Ele pega pra se toda honra, e o deixa no anonimato, pois não queria dividir a honra com alguém que nem medicina havia feito e alem disso era negro. Ele por ser um homem de influencia poderia ajudar a Vivian a realizar o seu sonho de ser medico, mais se manteve neutro.

A religião e a medicina, se confronta neste filme, mostrando que muitas fezes a religião, não entende o próprio Deus. A medicina buscava a cura o discurso religiosa apelava para a vontade de Deus, colocando os seus dogmas acima da vida. No dialogo da mãe com o Padre vai ser muito interessante quando ele diz que ela deveria aceitar os planos de Deus, e ela responde: será que os planos de Deus não poderia ser em ele usar o medico para curar sua filha. Essa discussão é muito relevante para o discurso entre religião e medicina.Diante de algumas propostas religiosas da atualidade, como por exemplo, a não doação de sangue. Esses colocam o seu dogma acima da vida. Este filme é relevante para essa leitura de que a vida deve sempre estar acima dos dogmas.

Os temas abordas no filme traz grande relevância para os dias atuais pois os mesmos problemas lamentavelmente são atuais na nossa sociedade, vivemos em uma sociedade preconceituosa e uma religião repletas de praticas incoerentes. Esse filme é de suma importância para a sociedade contemporânea rever os seus conceitos. E de igual forma busca uma ética que seja centralizada na vida em sua totalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário