domingo, 16 de maio de 2010

Quanto vale ou é aquilo?

Por: Rogério Pinheiro

O filme me envolveu do começo ao fim fazendo-me ter uma visão critica muito mais aguçada da realidade das doações que são feitas em nome de um serviço social.

Fiquei surpreso como nos seres humanos somos capazes de enriquecer as custa daqueles que deveríamos servir daqueles que deveríamos ser solidário. A forma como as pessoas utilizam as mais variadas formas de enriquecerem independente de quem vai ter de sofrer para que a pessoa alcance seu objetivo. O filme mostra como os empresários consegue ser beneficiados com supostas ajudas dadas para comunidades carentes, mas quando surge um desentendimento no escritório de um dos grandes empresários e uma funcionária acaba sendo despedida começa um dilema, pois ela (a funcionária) procura uma dessas ONGs e denuncia seus antigos patrões.

A jovem decidiu procurar o empresário e pedir que ele devolva o dinheiro ou compre computares novos, isso o irrita e o faz tomar medidas que levarão o ser humano se colocar em uma posição de vergonha, pois o desprezo pela vida do seu próximo é uma falta de consciência da sua própria humanidade.

As denuncias feitas pela presidente da ONG coloca sua própria vida em risco, o filme mostra o desenrolar de varias famílias que são destruídas pela ambição, pela falta de trabalho e por viver dentro de um sistema social onde o mais fraco não tem voz nem vez. Um jovem recém casado perdeu o trabalho e humilhado pela sogra e sentindo-se oprimido pelos sonhos da jovem esposa, ele se lança em um meio de ganhar dinheiro que o leva a tirar a vida de ouros seres humanos. E quando ele retorna pra casa com o dinheiro ninguém está interessado como ele ganhou, mas o que importa não é o meio como ele ganha o dinheiro e sim que ele o tenha todos os dias.

A grande jogada que o filme trás é o paralelo com a realidade que vivemos hoje com as semelhanças que os negros viviam nos séculos passados. O filme é um grande alimento para desenvolver o senso critico para nossa vivencia a cada dia como ser no mundo, espero que todos gostem de assistir a esse maravilhoso filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário