domingo, 16 de maio de 2010

ONZE HOMENS E UM DESTINO

Por: Cássio Santos

O filme é de uma riqueza incrível, a belíssima história de um jovem acusado de ter matado o próprio pai, tem o destino de sua vida nas mãos de onze homens preso em uma sala para dar o veredito.

Cada pessoa na sala com seus dilemas de vida e com uma opinião já pronta para condenar o jovem, mas durante uma votação uma pessoa mantém um voto contra a opinião da maioria o que é suficiente para desencadear uma séria discussão sobre o julgamento. Os personagens na sala demonstram de forma bem clara como cada um deles estão interessados apenas com seus próprios interesses.

Um único voto contra foi capaz de começar a mudar as opiniões dos demais presentes na sala, toda via, muitos se mostraram contra as opiniões que iam sendo transformadas a cada detalhe que ia surgindo em meios aos detalhes levantados no calor da discussão. O filme faz lembrar uma frase que me veio a memória; cada ponto de vista é a vista de um ponto, pois as evidencias que foram apresentadas no tribunal depois que foram colocadas em uma outra perspectiva começam a dar contornos bem diferentes no que diz respeito o destino do jovem.

Dentro de uma sala com onze homens o destino da vida do jovem toma contornos que nos envolve a cada instante, cada pessoa que está na sala levam seus problemas pessoais para decidir o destino de um ser humano.

Cada um leva um problema desde o mais banal como uma partida de futebol até um conflito entre pai e filho, e a cada instante o filme nos envolve e nos toma por completo. A cada opinião a favor da condenação a cada voto que se levanta a favor da liberdade daquele jovem vai se transformando em um dilema cada vez maior de como fazemos juízo das pessoas.

Uma coisa é o que é dito a respeito de alguém, outra coisa é quando nos envolvemos com o outro num sentimento de empatia, e o filme nos mostra como devemos parar duas vezes para pensar o destino da vida de alguém.

E o final do filme é o momento muito interessante que não me permite contar o final, assistam e não vão se arrepender.

Um comentário:

  1. O Filme é excelente, mas a imagem acima é de outro filme: Onze Homens e um Segredo!

    ResponderExcluir